Jango é um documentário brasileiro de 1984, dirigido e escrito por Silvio Tendler, com roteiro também de Maurício Dias, sobre o governo de João Goulart, presidente do Brasil entre 1961 e 1964.

 

O filme narra a trajetória do 24º presidente brasileiro, que foi afastado do cargo por um golpe militar em 1º de abril de 1964. Jango foi sucedido por Humberto Castello Branco, militar eleito indiretamente, o que deu início à Ditadura Militar brasileira.

 

O enredo evidencia as críticas que o presidente sofria por ser abertamente próximo de ideais comunistas, embora se identificasse como trabalhistam Goulart engajou-se na promoção de programas estruturais no país, conhecidos como Reformas de Base, que incluíam propostas de justiça social, voto para analfabetos, controle da remessa de lucros ao exterior, além das reformas agrária, tributária e urbana.

 

Lançado em março de 1984, o documentário contou com trilha sonora de Milton Nascimento e atraiu mais de meio milhão de espectadores aos cinemas, tornando-se o sexto documentário mais visto na história do cinema brasileiro.